Badoca Safari Park

savana
http://badoca.pt/wp-content/themes/badoca_theme/images/headers/header-cabra-girgentana.jpg
corner

Cabra Girgentana

Capra hircus

Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Bovidae

O nome Girgentana deriva do nome Girgenti, nome que era dado à moderna província de Agrigento, situada na Sicília (Itália), durante os séculos de ocupação árabe neste local. Esta raça com pelagem de coloração branca e castanha apresenta longos cornos em espiral, que podem medir 50 a 70 cm de comprimento. Ao contrário da maioria das raças caprinas domésticas são relativamente comuns os partos múltiplos, produzindo a fêmea uma quantidade excepcional de leite.
Os predecessores desta raça vieram provavelmente do médio oriente ou de África.

A cabra girgentana tem semelhanças enormes com muitas das raças do Mediterrâneo oriental, incluindo as das ilhas gregas. É extremamente difícil datar a chegada dos primeiros indivíduos desta raça, sendo os gregos, os fenícios e os sarracenos os principais responsáveis pela a sua chegada à Sicília durante o período de enorme crescimento económico do Grande Império Romano.
A cabra Girgentana já foi a raça caprina mais comum na Ilha, mas hoje existem apenas algumas centenas de indivíduos, sendo no entanto a raça mais reconhecida da Sicília e uma das mais vistosas de todas as raças caprinas.