Águia de Harris

Parabuteo unicinctus

Habitat e Distribuição Geográfica: Áreas de várzeas, manguezais, pastagens, campos de cultivo, zonas arbóreas e pantanosas.

Está presente no sudoeste dos EUA, no noroeste do México e na América central e do sul.

Alimentação: Prefere pequenos vertebrados, mas também ingere insetos grandes. A sua dieta varia conforme o tipo de presa mais comum na região onde se encontra.

Reprodução: Constrói o ninho no topo das árvores, usando galhos e ramos secos. Põe entre 2- 4 ovos cuja incubação dura 33-36 dias. Os juvenis abandonam o ninho com cerca de 40 dias, mas continuam perto do ninho durante 3-4 meses.

Comportamento: Formam grupos sociais complexos, que na maioria das vezes são trios compostos por dois machos e uma fêmea, mas grupos de quatro ou cinco indivíduos também é comum. Caçam em bandos de até 6 indivíduos, o que é pouco comum em aves de rapina e lhes permite capturar presas maiores, como coelhos.

Curiosidades: São predadores importantes para os ecossistemas, pois ajudam no controlo de muitas populações de espécies de pequenos mamíferos. Além disso, beneficiam os agricultores cujas culturas são normalmente destruídas por roedores.

Estatuto de conservação: Pouco Preocupante (LC), CITES Anexo II

Fatores de ameaça: Destruição de habitat, morte por tiro e eletrocussão, perturbação e destruição dos ninhos.

Classificação

Classe: Aves

Ordem: Accipitriformes

Família: Accipitridae

Dimensões: 46-76 cm de comprimento e 1,00-1,20 m de envergadura.

Peso: cerca 725 gr nos machos e 834-1047 gr nas fêmeas.

Longevidade média: 11 anos

Longevidade máxima no estado selvagem: 15 anos

Longevidade máxima em cativeiro: 25 anos

Outros animais em Aves de Rapina